![]() |
Fonte: Museu Helena Antipoff |
Alô, professor e comunidade!
Não podemos deixar passar despercebido uma data 09/08/1974, uma data impactante para o mundo e, em especial, para cidade de Ibirité. 51 anos, então, o mundo perdeu Helena Antipoff, mas sua presença permanece viva na educação e na psicologia, e em, especial, na vida de milhares de pessoas, admiradores, estudiosos e pesquisadores, que tornam sua obra viva.
Em Ibirité, MG, seu trabalho ganhou contorno e significados mais expressivos. Porque foi em Ibirité que Helena encontrou espaços para colocar em prática seus ideias de inclusão, valorização da cultura local e formação de professores e seu compromisso incansável com os mais pobres.
E um dos seus frutos na cidade de Ibirité mais duradouro dessa grande obra é FHA, criada para dar continuidade sua obra e a sua missão. FHA celebra 70 anos de existência, mantendo vivo os princípios antiffonianos de valorização da dignidade da pessoas humana, da cultura, do trabalho e de educação para todos, integrada com a comunidade.
Helena Antipoff partiu mas seu legado é atemporal: Construir uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Em cada sala de aula, em cada projeto desenvolvido na FHA e na memória viva, Helena está presente!
Viva Helena Antipoff, viva FHA!